Order:
  1.  8
    Do Discurso Filosófico à Hermenêutica do Sujeito/From Philosophical discourse to hermeneutics of subject.Jose Vanderlei Carneiro - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 5 (10):17.
    O lugar epistemológico deste artigo tem sustentação nas ciências da linguagem: Linguística e Filosofia hermenêutica. Ele tem como propósito estabelecer a relação entre o discurso filosófico e a hermenêutica do sujeito. A organização retórica do texto se constitui em três tópicos discursivos. O primeiro tópico trata da questão do sujeito na cena do texto filosófico e suas modalidades. O segundo, aborda sobre as estratégias do discurso filosófico e por último, explicita a formação do sujeito na hermenêutica do texto filosófico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Hermenêutica da Narrativa de Ficção: a Intriga como mediação do sentido/Fictional narrative hermeneutics: The plot as mediation of meaning.José Vanderlei Carneiro - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):72.
    O conceito de intriga que tratamos neste artigo estar fundamentado numa epistemologia hermenêutica narratológica, que compreende a literatura disponível nos estudos contemporâneos, na qual se encontram as ciências da linguagem, tais como, filosofia da linguagem, linguística textual e hermenêutica de texto, que abordam os estudos da narrativa de ficção como estratégia de mediação do sentido do texto literário. Observaremos o que é específico de uma narrativa, no que diz respeito a sua ordem de composição como também sua efetivação pragmática a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    O que existe antes da morte? Investigação a partir da ética hermenêutica de Paul Ricoeur.José Vanderlei Carneiro - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):159-169.
    Este artigo tem o propósito de refletir o problema da morte a partir de uma abordagem da ética hermenêutica. Para isso, consultaremos os seguintes textos de Paul Ricoeur: O problema do fundamento da moral, Philosophie de la volonté - le volontaire et l’involontaire e Vivo até a Morte e O justo II, além dos comentadores desta matéria. O texto está organizado em três tópicos. O primeiro trata das expressões da liberdade como interação do agir humano, o segundo, refletiremos a vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark